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Tipos de Defeitos que ocorrem com a Vela de Ignição

Tipos de Defeitos que ocorrem com a Vela de Ignição

A Vela de Ignição tem a função de conduzir uma alta tensão que é gerada pela bobina de ignição para dentro da câmara de combustão e em seguida gerar a centelha (faísca elétrica).

A centelha tem a função de provocar a queima da mistura ar-combustível que esta comprimida dentro da câmara de combustão.

A Vela de Ignição por mais que tenha um funcionamento simples é uma peça fundamental para o bom desenvolvimento do motor do seu automóvel , ela esta diretamente ligada ao consumo de combustível, rendimento do motor e a liberação de gases poluentes.

O bom funcionamento da Vela de Ignição é essencial, mas muitas pessoas só dão conta disto quando o problema vem à tona.

Facilitando o diagnóstico de defeitos na Vela de Ignição, segue uma descrição dos problemas mais frequentes dessa peça:

  • A base do isolador fica com uma coloração amarelo-cinza ou marrom claro e o desgaste do eletrodo central seja pequeno, isso indica que o motor esta em bom funcionamento e que a Vela de Ignição esta dentro das especificações do fabricante.
  • Mesmo em condições corretas de uso a Vela de Ignição vai ter um desgaste natural provocando a erosão do eletrodo central, essa erosão provoca o aumento da distancia entre os eletrodos e consequentemente ha uma dificuldade maior para a formação da centelha, causando falhas na aceleração, principalmente em subidas e retomadas e dificuldade na partida do motor.
  • Leve resíduo de chumbo, ao surgimento de manchas amareladas com aspecto fosco e brilhante entorno do isolamento do eletrodo,quando a temperatura da câmara de combustão aumenta estes resíduos de chumbo tendem a virar condutores elétricos prejudicando o funcionamento da vela,esse tipo de resíduo é causado por aditivos antidetonantes no combustível e obviamente isto indica um combustível de péssima qualidade o que ocasiona em falhas em alta rotação.
  • Carbonização Seca ou fuliginosa, a cabeça da Vela de Ignição fica coberta por uma camada fuligem preta e seca, as causas para este defeito são varias: combustível de má qualidade, ponto de ignição atrasado, velas de ignição incorreta, filtro de ar sujo ou obstruído, excesso de combustível, ocasionando dificuldade na partida do motor quando frio, falhas no motor em marcha lenta.
  • Desgaste excessivo dos eletrodos, esse defeito é causado pela presença de aditivos corrosivos no combustível e no óleo lubrificante, provavelmente este problema é decorrente do uso de combustível adulterado, ocasionando falhas na aceleração e dificuldade na partida.
  • Superaquecimento, a fundição parcial do eletrodo central pode ser provocada por diversos fatores, a causa mais comum é o uso de velas de ignição incorretas, fazendo com que a câmara de combustão chegue à temperatura extremamente elevadas, ocasionando combustão por incandescência, ocasionando falhas no motor, baixa potencia e em alguns casos podem ocorrer danos graves ao motor.
  • Impurezas ou Resíduos, o surgimento de um camada cinza e grossa na base do isolador e no eletrodo-massa ,esse problema é causado por aditivos no óleo lubrificante e combustível adulterado,ocasionando incandescência, danos ao catalisador, baixa potencia e danos ao motor.

Ao verificar alguns defeitos listados acima é possível perceber que muitos são causados por combustível adulterado e por aplicação incorreta da vela de ignição.

Por isso sempre se certifique da qualidade do combustível que é colocado no seu automóvel.

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