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Saiba como funciona o Sistema de Arrefecimento da Captiva

Saiba como funciona o Sistema de Arrefecimento da Captiva

Saiba como funciona o Sistema de Arrefecimento da Captiva. Sistema de arrefecimento é responsável por controlar a temperatura do motor gerado pela combustão ou pelo atrito das peças móveis. Isto é feito através da transmissão de calor para a atmosfera.

No sistema de arrefecimento a ar o calor é dissipado de forma direta dependendo da localização do motor é preciso forçar a circulação do ar pelo motor mediante uma turbina ou ventilador.

No sistema de arrefecimento a liquido de forma indireta pois a água passa pelo radiador antes do calor ser dissipado na atmosfera. Exceto no sistema de sifão térmico onde a circulação da água é feita através de uma bomba.

Líquido de arrefecimento

No sistema de sifão térmico enquanto o líquido de arrefecimento não atinge a sua temperatura normal de funcionamento, a válvula termostática impede seu fluxo para o radiador. Quando é atingida a temperatura do líquido de arrefecimento parte do fluxo será direcionada pela válvula termostática para o radiador.

Caso a temperatura se aproximar do limite máximo, todo o fluxo do líquido de arrefecimento será direcionado pela válvula termostática até o radiador por onde será resfriada.

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O sistema de arrefecimento do motor contém líquido protetor para radiador à base de etileno glicol (aditivo de longa duração). Com propriedades anticorrosivas e que protege contra o congelamento e a ebulição da mistura.

O líquido de arrefecimento deverá ser substituído a cada cinco anos ou 240.000 km.

Nível do líquido do sistema de arrefecimento

Dificilmente ocorrem quaisquer perdas no sistema de arrefecimento de circuito fechado, sendo muito raro ter que completar o nível, porém este deve ser verificado semanalmente com o veículo nivelado e o motor frio.

O líquido de arrefecimento deve estar entre as marcas “MAX” e “MIN”.

A tampa do reservatório do líquido de arrefecimento está identificada com o símbolo H.

Se for notada alguma irregularidade na temperatura do motor — se por exemplo a luz indicadora W se acender consulte “Superaquecimento do motor”.

Troca-de-óleo-1

Se for necessário reabastecer o sistema de arrefecimento faça-o observando sempre as marcas.

“MAX” e “MIN” e adicione aditivo para radiador de longa duração (alaranjado) na proporção especificada. Isto é água potável + aditivo para radiador na proporção de 50% se o nível estiver baixo devido a vazamentos no sistema de arrefecimento ar condicionado automotivo.

Para abrir a tampa do reservatório do líquido de arrefecimento gire a tampa no sentido anti-horário e remova a tampa observe o nível na lateral do reservatório.

Para fechar, encaixe a tampa no reservatório e gire-a no sentido horário.

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Perguntas e Respostas

comentários (9)

  • Kleber Pinheiro De Lima

    Tenho uma capitiva 2010 ecotec gasolina que não está marcando a temperatura e está entrando em emergência já troquei sensor de temperatura da água e não resolveu será que pode ser a válvula termostática

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  • Ademir

    Eu montei uma captiva v6 3.6 sai andar com ela tudo bem mas na volta pra oficina eu notei q ela estava muito quente e com um barulho no motor aí o q pode ser porque é a primeira q eu mexo

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  • Thais

    Bom.dia

    Tenho uma Captiva 3.0 2011, já pela segunda vez acontece de dar pane no ar condicionado e se perde toda a água do reservatório, com sina de ter fervido. Quem me vendeu o carro, falou que a Captiva não ferve, a primeira vez falou que era por causa da tampa que estava velha, agora falou que algum cano estourou. Vc pode me ajudar

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  • Eustáquio

    Gostaria de efetuar troca do fluido de arrefecimento da captiva motor v6, porém, ficaria grato ,se, vocês me passasse o precedimento que deve seguir para efetuar essa operação.

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  • Sergio

    Boa tarde,
    Qual a temperatura ideal do líquido de arrefecimento da Captiva.

    A minha chega a marcar 110° C.

    Isso é normal ?

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    • Rubens

      Boa noite Sergio , o normal é 102~105ºC acionar os dois eletro-ventiladores e Desligar a 96~94ºC. A válvula termostática começa abrir a partir de 98ºC. Com o ar condicionado ligado ficar em torno 97ºC. Isto para a minha captiva-3,6v6-Awd.-2009.

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  • Nilmar

    Oque acontece na captiva quando aparece no painel a mensagem aquecimento do motor a/c desligado atinge o motor para fazer uma viagem
    Longas

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    • Ar condicionado automotivo

      Captiva quando aparece no painel a mensagem aquecimento do motor a/c desligado pode ser a falha no painel do ar condicionado, no sistema eletrico de ativação com algum defeito de contato eletrico. Entre outras causas alguns testes precisam ser realizados para uma confirmação mais completa, Estamos concedendo 10% de desconto na aprovação do orçamento e um diagnóstico do ar condicionado computadorizado grátis. Enviaremos a solicitação por email.

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  • Sandra

    Olá Tenho um Uno Mille EP 96, com ar condicionado, e quando coloco o botão seletor do direcionamento do vento na posição do para brisa fica um barulho de vazamento de ar na caixa de ar dentro do carro que some quando acelero o carro e volta novamente quando desacelero ou entro em velocidade cruzeiro. é muito grave? Além do ruido incomodo pode causar outros problemas?

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