Saiba como funciona o Sistema de Arrefecimento da Captiva

Saiba como funciona o Sistema de Arrefecimento da Captiva. Sistema de arrefecimento é responsável por controlar a temperatura do motor gerado pela combustão ou pelo atrito das peças móveis. Isto é feito através da transmissão de calor para a atmosfera.

No sistema de arrefecimento a ar o calor é dissipado de forma direta dependendo da localização do motor é preciso forçar a circulação do ar pelo motor mediante uma turbina ou ventilador.

No sistema de arrefecimento a liquido de forma indireta pois a água passa pelo radiador antes do calor ser dissipado na atmosfera. Exceto no sistema de sifão térmico onde a circulação da água é feita através de uma bomba.

Líquido de arrefecimento

No sistema de sifão térmico enquanto o líquido de arrefecimento não atinge a sua temperatura normal de funcionamento, a válvula termostática impede seu fluxo para o radiador. Quando é atingida a temperatura do líquido de arrefecimento parte do fluxo será direcionada pela válvula termostática para o radiador.

Caso a temperatura se aproximar do limite máximo, todo o fluxo do líquido de arrefecimento será direcionado pela válvula termostática até o radiador por onde será resfriada.

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O sistema de arrefecimento do motor contém líquido protetor para radiador à base de etileno glicol (aditivo de longa duração). Com propriedades anticorrosivas e que protege contra o congelamento e a ebulição da mistura.

O líquido de arrefecimento deverá ser substituído a cada cinco anos ou 240.000 km.

Nível do líquido do sistema de arrefecimento

Dificilmente ocorrem quaisquer perdas no sistema de arrefecimento de circuito fechado, sendo muito raro ter que completar o nível, porém este deve ser verificado semanalmente com o veículo nivelado e o motor frio.

O líquido de arrefecimento deve estar entre as marcas “MAX” e “MIN”.

A tampa do reservatório do líquido de arrefecimento está identificada com o símbolo H.

Se for notada alguma irregularidade na temperatura do motor — se por exemplo a luz indicadora W se acender consulte “Superaquecimento do motor”.

Troca-de-óleo-1

Se for necessário reabastecer o sistema de arrefecimento faça-o observando sempre as marcas.

“MAX” e “MIN” e adicione aditivo para radiador de longa duração (alaranjado) na proporção especificada. Isto é água potável + aditivo para radiador na proporção de 50% se o nível estiver baixo devido a vazamentos no sistema de arrefecimento ar condicionado automotivo.

Para abrir a tampa do reservatório do líquido de arrefecimento gire a tampa no sentido anti-horário e remova a tampa observe o nível na lateral do reservatório.

Para fechar, encaixe a tampa no reservatório e gire-a no sentido horário.

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9 thoughts on “Saiba como funciona o Sistema de Arrefecimento da Captiva

  1. Tenho uma capitiva 2010 ecotec gasolina que não está marcando a temperatura e está entrando em emergência já troquei sensor de temperatura da água e não resolveu será que pode ser a válvula termostática

  2. Eu montei uma captiva v6 3.6 sai andar com ela tudo bem mas na volta pra oficina eu notei q ela estava muito quente e com um barulho no motor aí o q pode ser porque é a primeira q eu mexo

  3. Bom.dia

    Tenho uma Captiva 3.0 2011, já pela segunda vez acontece de dar pane no ar condicionado e se perde toda a água do reservatório, com sina de ter fervido. Quem me vendeu o carro, falou que a Captiva não ferve, a primeira vez falou que era por causa da tampa que estava velha, agora falou que algum cano estourou. Vc pode me ajudar

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