Saiba como funciona o Sistema de Arrefecimento da Captiva Reviewed by Momizat on . Saiba como funciona o Sistema de Arrefecimento da Captiva. Sistema de arrefecimento é responsável por controlar a temperatura do motor gerado pela combustão ou Saiba como funciona o Sistema de Arrefecimento da Captiva. Sistema de arrefecimento é responsável por controlar a temperatura do motor gerado pela combustão ou Rating: 0
Você está aqui:Home » mecânica automotiva » Saiba como funciona o Sistema de Arrefecimento da Captiva

Saiba como funciona o Sistema de Arrefecimento da Captiva

Saiba como funciona o Sistema de Arrefecimento da Captiva

Saiba como funciona o Sistema de Arrefecimento da Captiva. Sistema de arrefecimento é responsável por controlar a temperatura do motor gerado pela combustão ou pelo atrito das peças móveis. Isto é feito através da transmissão de calor para a atmosfera.

No sistema de arrefecimento a ar o calor é dissipado de forma direta dependendo da localização do motor é preciso forçar a circulação do ar pelo motor mediante uma turbina ou ventilador.

No sistema de arrefecimento a liquido de forma indireta pois a água passa pelo radiador antes do calor ser dissipado na atmosfera. Exceto no sistema de sifão térmico onde a circulação da água é feita através de uma bomba.

Líquido de arrefecimento

No sistema de sifão térmico enquanto o líquido de arrefecimento não atinge a sua temperatura normal de funcionamento, a válvula termostática impede seu fluxo para o radiador. Quando é atingida a temperatura do líquido de arrefecimento parte do fluxo será direcionada pela válvula termostática para o radiador.

Caso a temperatura se aproximar do limite máximo, todo o fluxo do líquido de arrefecimento será direcionado pela válvula termostática até o radiador por onde será resfriada.

Como fazer a instalação de um cilindro de bloqueio de ignição do Toyota Camry

O sistema de arrefecimento do motor contém líquido protetor para radiador à base de etileno glicol (aditivo de longa duração). Com propriedades anticorrosivas e que protege contra o congelamento e a ebulição da mistura.

O líquido de arrefecimento deverá ser substituído a cada cinco anos ou 240.000 km.

Nível do líquido do sistema de arrefecimento

Dificilmente ocorrem quaisquer perdas no sistema de arrefecimento de circuito fechado, sendo muito raro ter que completar o nível, porém este deve ser verificado semanalmente com o veículo nivelado e o motor frio.

O líquido de arrefecimento deve estar entre as marcas “MAX” e “MIN”.

A tampa do reservatório do líquido de arrefecimento está identificada com o símbolo H.

Se for notada alguma irregularidade na temperatura do motor — se por exemplo a luz indicadora W se acender consulte “Superaquecimento do motor”.

Troca-de-óleo-1

Se for necessário reabastecer o sistema de arrefecimento faça-o observando sempre as marcas.

“MAX” e “MIN” e adicione aditivo para radiador de longa duração (alaranjado) na proporção especificada. Isto é água potável + aditivo para radiador na proporção de 50% se o nível estiver baixo devido a vazamentos no sistema de arrefecimento ar condicionado automotivo.

Para abrir a tampa do reservatório do líquido de arrefecimento gire a tampa no sentido anti-horário e remova a tampa observe o nível na lateral do reservatório.

Para fechar, encaixe a tampa no reservatório e gire-a no sentido horário.

Sobre o autor

Número de entradas : 70

Perguntas e Respostas

comentários (7)

  • Ademir

    Eu montei uma captiva v6 3.6 sai andar com ela tudo bem mas na volta pra oficina eu notei q ela estava muito quente e com um barulho no motor aí o q pode ser porque é a primeira q eu mexo

    Responder
  • Thais

    Bom.dia

    Tenho uma Captiva 3.0 2011, já pela segunda vez acontece de dar pane no ar condicionado e se perde toda a água do reservatório, com sina de ter fervido. Quem me vendeu o carro, falou que a Captiva não ferve, a primeira vez falou que era por causa da tampa que estava velha, agora falou que algum cano estourou. Vc pode me ajudar

    Responder
  • Eustáquio

    Gostaria de efetuar troca do fluido de arrefecimento da captiva motor v6, porém, ficaria grato ,se, vocês me passasse o precedimento que deve seguir para efetuar essa operação.

    Responder
  • Sergio

    Boa tarde,
    Qual a temperatura ideal do líquido de arrefecimento da Captiva.

    A minha chega a marcar 110° C.

    Isso é normal ?

    Responder
    • Rubens

      Boa noite Sergio , o normal é 102~105ºC acionar os dois eletro-ventiladores e Desligar a 96~94ºC. A válvula termostática começa abrir a partir de 98ºC. Com o ar condicionado ligado ficar em torno 97ºC. Isto para a minha captiva-3,6v6-Awd.-2009.

      Responder
  • Nilmar

    Oque acontece na captiva quando aparece no painel a mensagem aquecimento do motor a/c desligado atinge o motor para fazer uma viagem
    Longas

    Responder
  • Sandra

    Olá Tenho um Uno Mille EP 96, com ar condicionado, e quando coloco o botão seletor do direcionamento do vento na posição do para brisa fica um barulho de vazamento de ar na caixa de ar dentro do carro que some quando acelero o carro e volta novamente quando desacelero ou entro em velocidade cruzeiro. é muito grave? Além do ruido incomodo pode causar outros problemas?

    Responder

© 2019 Prochaskarcentroautomotivo

WhatsApp chat
Voltar para o topo