A Prochaskar recomenda: Fique atento ao Sistema de freios Reviewed by Momizat on . A Prochaskar recomenda: Fique atento ao Sistema de freios Manter as revisões do carro em dia é fundamental para evitar imprevistos e maiores gastos com manutenç A Prochaskar recomenda: Fique atento ao Sistema de freios Manter as revisões do carro em dia é fundamental para evitar imprevistos e maiores gastos com manutenç Rating: 0
Você está aqui:Home » Ar condicionado automotivo » A Prochaskar recomenda: Fique atento ao Sistema de freios

A Prochaskar recomenda: Fique atento ao Sistema de freios

A Prochaskar recomenda: Fique atento ao Sistema de freios

DSC03897

Manter as revisões do carro em dia é fundamental para evitar imprevistos e maiores gastos com manutenção. Entre os itens que são observados pelos mecânicos, o sistema de freios é um dos mais importantes. Seja a cada 10 mil km rodados ou uma vez por ano, as pastilhas de freio precisam ser checadas.

Essas peças entram em contato direto com o disco, que fica no interior da roda. Ao receber a pressão para apertá-lo, as pastilhas vão sofrendo desgaste e dependendo da situação precisam ser trocadas. ”A vida útil da pastilha pode variar de 15 mil km a 30 mil km.

Outro componente importante da frenagem é o fluido de freios. É por meio dele que o sistema consegue fazer a pressão necessária para apertar o disco quando pisamos no pedal. O correto é trocá-lo a cada 40 mil km,

Além da manutenção frequente, existem alguns cuidados que o motorista pode tomar na hora de dirigir e que garantem a conservação do sistema de freios. Respeitar o limite de velocidade é um deles. Quem costuma acelerar demais acaba utilizando mais vezes o freio e com maior intensidade, aumentando o desgaste das pastilhas. O ideal é acelerar apenas o necessário.

Outra medida fácil de ser adotada é o uso do chamado freio motor, onde o motorista diminui a velocidade simplesmente deixando de acelerar e mantendo uma marcha mais baixa. Além de ser uma maneira segura de reduzir, essa atitude prolonga o período de duração das pastilhas.

Evitar freadas bruscas sem necessidade também é importante. Em alguns casos isso pode provocar problemas na pastilha ou até mesmo no disco. A situação pode ser ainda pior em dias de chuva. ”Em uma freada repentina em um dia de chuva pode haver um choque térmico, danificando a pastilha ou o disco.

FALHAS DO FREIO:

- Notar ruídos excessivos durante o processo de frenagem

- Freio perder eficiência e pedal afundar mais que o normal

- Rodas estiverem sempre molhadas, o que pode indicar vazamento do fluido de freio

- Trepidação no pedal (em carros sem ABS)

- Luzes no painel que indicam falta de fluido e desgaste das pastilhas ficarem sempre acesas.

Sobre o autor

Número de entradas : 160

Perguntas e Respostas

© 2019 Prochaskarcentroautomotivo

Voltar para o topo