Manutenção do sistema de freios Reviewed by Momizat on . Se formos fazer uma comparação, os nossos veículos se parecem com os seres humanos, como se fossem engrenagens que precisam de manutenção e cuidados constantes Se formos fazer uma comparação, os nossos veículos se parecem com os seres humanos, como se fossem engrenagens que precisam de manutenção e cuidados constantes Rating: 0
Você está aqui:Home » mecânica automotiva » Manutenção do sistema de freios

Manutenção do sistema de freios

Se formos fazer uma comparação, os nossos veículos se parecem com os seres humanos, como se fossem engrenagens que precisam de manutenção e cuidados constantes para que não aconteçam graves problemas no futuro. Os veículos caso não frequentem costumeiramente os centros automotivos para que sejam realizadas manutenções periódicas e revisões adequadas, podem acabar apresentando problemas mais graves e preocupantes que poderiam ter sido solucionados de maneira mais rápida e com um menor custo, caso fosse realizado uma manutenção preventiva.

9-sistema-freios

Alguns estudos realizados pelo segmento automotivo brasileiro mostram que a maioria dos automóveis que encontram-se nos centros automotivos para conserto têm problemas que poderiam ter sido evitados e corrigidos se fosse realizada uma manutenção preventiva no sistema em geral para detectar qualquer irregularidade no sistema como um todo. Somente para citar um exemplo, podemos falar de problemas ocasionados pelo desgaste do sistema de freios.

Qualquer problema que venha a acontecer com o sistema de freios pode acarretar consequencias graves para o veículo e mais ainda para seus ocupantes, já que é um item de segurança extrema. Para se ter uma idéia os problemas ocasionados pelo sistema de freio no geral acontecem silenciosamente e não apresentam normalmente sinais como ruídos. Na maioria das vezes, quando esses barulhos já são ouvidos, é pelo fato de o problema ter ganho uma dimensão bem grande.

Trata – se de um problema que pode gerar consequências graves para os carros, bem como para os ocupantes do mesmo. Problemas que estão relacionados ao sistema de frenagem, em geral, são silenciosos e não costumam apresentar sinais como ruídos. Quando estes já estão sendo ouvidos, o problema já ganhou uma dimensão bem grande.

E dependendo da situação, como detectar um problema no sistema de freios somente quando se freia o automóvel e conhecendo bem o seu funcionamento é que conseguirá detectar o que está acontecendo e diagnosticar que algo não está funcionando corretamente no seu funcionamento. Na maioria das vezes, quando se pisa no pedal de freio eles costumam dar sinais da falha que está acontecendo. é muito importante ficar atento às pastilhas de freio, que atualmente tem a durabilidade entre dez e quinze mil quilômetros. Dependendo das condições de uso e do local em que se trafega, essa durabilidade pode cair ainda um pouco mais.

Os danos que acontecem no sistema de frenagem do veículo geralmente se originam dos próprio desgaste natural, como trânsito intenso, freadas bruscas e entre outros. Outras situações podem aumentar o desgaste, como a forma de dirigir com freadas repentinas e constantes sem que o freio motor seja utilizado e isso depende muito se o condutor faz a direção defensiva ou uma direção mais agressiva. Quanto mais agressiva a direção, mais o desgaste dos freios se eleva. Depende muito também do local onde o carro circula, como subida e descida de uma serra e outras situações que forcem ainda mais o sistema de freios, desgastando-o mais rápido.

Por isso é muito importante que seja realizada a manutenção correta no sistema de freios e a substituição das pastilhas com a frequência recomendada pelo fabricante, obedecendo a todas as recomendações que são especificadas no manual do proprietário e realizar a direção preventiva, para que se tenha cuidado ao conduzir e não force demais o veículo e seus sistemas. Para dicas sobre como conduzir e a revisão completa no sistema de freios, leve seu automóvel até a Prochaskar, onde você tem os melhores técnicos mecânicos disponíveis e a melhor estrutura para cuidar do seu veículo.

Sobre o autor

Número de entradas : 160

Perguntas e Respostas

© 2019 Prochaskarcentroautomotivo

Voltar para o topo