Componentes de Condicionamento do Ar Condicionado Automotivo

Componentes de Condicionamento do Ar Condicionado Automotivo

8

O Compressor é um dispositivo que quando acionamos na mecânica ele ocasiona um estimulo de pressão no gás, criando um fluxo de refrigerante ele faz a circulação em todo o sistema.

Devido ao processo de atritos existentes e necessário o uso do óleo lubrificante

O Evaporador é uma troca de calor que mostra o elemento de refrigeração, ele faz a troca térmica entre o gás que passa por seu interior à baixa temperatura e pressão do ar que habita do veículo.

Para esse ar do ambiente veicular é necessária à circulação através da caixa evaporadora e depois vai para os difusores.

O Condensador possui a função de tirar o calor do gás refrigerante que vem do Compressor na fase gasoso, sob condições que elevam uma alta pressão e alta temperatura, esse processo é ocasionado uma mudança de ciclo que vai  da fase vapor para a fase líquida do refrigerante.

O Filtro Secador e suas funções básicas são: filtrar, acumular e retirar a umidade do refrigerante.

A Válvula de Expansão é o elemento que regula o fluxo de refrigerante em função da taxa de evaporação, ela também provoca a redução de alta para uma de baixa pressão do fluido refrigerante durante o ciclo de refrigeração.

Os Eletroventiladores têm a função de principalmente controlar o fluxo de ar pelo condensador no auxilio de retirar o calor do refrigerante, isso implica na redução da temperatura e condensação do refrigerante.

Hoje em dia os atuais sistemas de condicionamento de ar são utilizados na maioria dos veículos, eles adotam o método de refrigeração por compressão de vapor, pode ser visto que o compressor secciona o refrigerante que sai do evaporador, na fase de vapor superaquecido a baixa pressão comprimindo a alta temperatura e pressão.

O refrigerante segue pela linha de descarga até o condensador, durante a troca de calor com o meio exterior passa pelas fases de superaquecimento, condensação (bifásica), e sub-resfriamento, escoa em seguida através da válvula de expansão, que tem por finalidade regular a vazão de refrigerante e provocar uma perda de carga (pressão), levando o refrigerante a fase bifásica, condição na qual entra no evaporador, onde ocorre a troca de calor para o resfriamento do reservatório frio (ar do ambiente de ar condicionado).

Componentes de Condicionamento peças Ar Condicionado Automotivo

Após este processo o refrigerante entra na fase de vapor superaquecido e a baixa pressão, retorna ao ponto de inicio para ser novamente seccionado pelo compressor, fechando desta forma o ciclo de refrigeração.

Solicite informações Orçamentos e perguntas aqui

2 thoughts on “Componentes de Condicionamento do Ar Condicionado Automotivo

  1. André Bueno da Cunha disse:

    Eu quero parabenizar vocês pois um amigo meu levou o Vectra GT dele na Prochaskar e foi muito bem atendido e teve o seu veículo consertado por completo. Continuem assim!!

    1. Bom dia Senhor André. Para nós é uma honra tê-lo também como cliente, é uma honra termos sido eleitos para prestar-lhe este serviço para seu amigo que exige segurança e responsabilidade para retribuir a sua confiança,estamos oferecendo 10% em qualquer serviços prestados em seu veiculo caso precise.

      Visite uma de nossas lojas ,além disso, informe essa resposta em nosso site e receba também uma cristalização dos para-brisa em seu veículo, basta informar essa resposta em nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *